-
Arquitetos: Paula Santos Arquitectura
- Área: 1180 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objectivo do projecto foi reconstruir e ampliar um edifício numa das ruas mais emblemáticas da cidade do Porto, a Rua Miguel Bombarda, onde se situam várias galerias de arte. O edifício existente, já com alguns sinais de degradação, não tinha grande relevância. O lote, de grande profundidade, permitiu a extensão da construção e o desenho de um jardim com um edifício anexo autónomo.
O projecto aproveitou muito pouco da estrutura existente, excepto a parede da fachada principal e os respectivos vãos, cuja métrica se conservou. A bela varanda de granito também foi mantida, caracterizando o alçado, conjuntamente com o tijolo maciço que foi colocado no piso térreo.
Um largo corredor lateral dá acesso à entrada do prédio, à escada e elevador e ainda deixa antever a passagem para o jardim no interior do quarteirão, desnivelado em relação à rua. Os acessos verticais são iluminados através de um lanternim.
No interior do lote, com vista para os jardins destes enormes quarteirões, desenhou-se a fachada posterior com revestimento em tijolo maciço na sua base, trataram-se as empenas das construções adjacentes e desenhou-se o edifício anexo. No revestimento deste foi também utilizado o tijolo maciço, colocado na horizontal e vertical.
Oito das dez habitações existentes no edifício são de tipologia T1. Nos primeiro e último pisos, soluções de casas duplex de tipologia T2 resolvem a base e o topo do edifício. O betão é o material predominante em todas as áreas comuns e interior das habitações.